A formação superior de professores atraves de midias interativas



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Ensino, Avaliação e Formação de Professores

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Oliveira, Claudia Chueire de

Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas


Assunto: Trabalho pedagogico em equipe,Identidade profissional,Teoria do conhecimento,Professores - Formacao,Pedagogical work,Professional identity,Knowledge conduct,Teacher training


Resumo: Resumo: A pesquisa tem como foco os pressupostos teórico-didáticos da formação superior inicial de professores, realizada pelo Curso Normal Superior com Mídias Interativas (CNSMI), parceria entre a Universidade Eletrônica do Brasil e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), autorizado pelo MEC na modalidade de educação a distância. O trabalho desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a concepção de formação de professores explicitada no Curso Normal Superior com Mídias Interativas? A investigação ocorreu entre os anos de 2001 e 2004, em Londrina Paraná. Caracteriza-se como qualitativa-descritiva, fundamentando-se nos princípios do materialismo dialético para a análise das categorias eleitas: trabalho pedagógico, identidade profissional e trato com o conhecimento. Os procedimentos de investigação são a análise da literatura e de documentos relativos à temática, a observação in loco e o cotejamento dessas informações junto aos depoimentos dos sujeitos envolvidos, especialmente estudantes e tutora, professoras em exercício da rede municipal. A referência básica norteadora do estudo é o conjunto de princípios da base comum nacional para a formação profissional dos professores proclamada pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Os resultados demonstram que os pressupostos teórico-didáticos do CNSMI encontram-se distanciados do proposto pelo movimento dos educadores pois oficializam oportunidade (in)formativa de qualificação de mão-de-obra pelo treinamento de competências e, que, a concepção de educação a distância evidencia-se por sua funcionalidade de estratégia didática, de controle do capital sobre o trabalho, e da ampliação do mercado de ensino através da produção e venda de material de consumo pedagógico virtual


Abstract: Abstract: The present study focuses on the didactical and theoretical assumptions of initial higher education of teachers, carried out by Curso Normal Superior with Interactive Media (Higher Education Courses with Interactive Media), a partnership between Brazil Electronic University and Ponta Grossa State University, authorized by MEC as an open university course. The study has been developed based on the following matter:¿ What is the idea of teacher education defined by Higher Education Courses With Interactive Media?¿ This investigation was carried out between 2001 and 2004 in Londrina (PR). This is qualitative-descriptive, grounded on the principles of dialectical materialism analyzing the following categories: pedagogical work, professional identity and knowledge conduct. The procedures of the investigation are literature review and documents related to the theme, in loco observation and the comparison of such information with the statements of the people involved, especially students and tutors, ¿ teachers of municipal schools in Londrina. The basic controlling reference of the study is the set of principles of national basis to professional teacher education published by the National Association of Professional Teacher Education. The conclusions demonstrate that the didactical and theoretical assumptions of CNSMI can be found separately from what is suggested by educators once they officialize the informative/formative opportunity of teachers qualification by: competence training and the fact that the idea of open university becomes evident for its usefulness of didactic strategy, capital control over work and the widening of teaching market through production and virtual sales of pedagogical material,\$aEnsino, Avaliação e Formação de Professores


Referência: OLIVEIRA, Claudia Chueire de. A formação superior de professores atraves de midias interativas. 2005. 351p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: